Bem-vindo ao meu blogue


Antes de mais, neste blogue eu NÃO faço reviews de recém-lançados videojogos. Na parte relativa à temática dos videojogos, aqui irei falar principalmente de jogos antigos (1990/2005), e na maioria de jogos do género de corrida. Mas isso não significa que eu não escreva sobre jogos novos ou de outros géneros.

Na temática dos carros, eu não escrevo tantas mensagens sobre esse tema, mas quando as escrevo abordo assuntos variados no mundo automóvel.

Por vezes, nos tempos livres crio pequenas modificações para jogos, maioritariamente para o jogo Midtown Madness 2 e pinturas para o jogo do Facebook Car Town. Vejam todas as minhas criações aqui.


Arquivo

Com tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"Starsky and Hutch: The Videogame" - Patches, easter eggs, e muito mais



E para (finalmente) concluir o conjunto de artigos sobre o videojogo “Starsky and Hutch: the Videogame”, neste 4º e último artigo eu irei falar sobre os vários assuntos que faltam referir sobre o jogo.


Para começar, vamos dar uma olhada no ecrã durante o jogo e saber o significado de cada um dos ícones. Fica aqui um print que eu tirei enquanto jogava “Starsky and Hutch: the Videogame” no Modo História, e que é uma imagem típica para um jogador da versão para o Windows deste jogo:





1-      Carro do jogador (esta é obvia);

2-      Carro suspeito (o veículo que o jogador está a perseguir. Obvia também);

3-      Audiências (tal como tinha referido no artigo anterior, os programadores deste jogo criaram-no mesmo com a ideia de se tratar uma série de TV, pelo que este é o número de pessoas que estariam a assistir ao show de TV “Starsky and Hutch”. Também chamadas de NA [número de audiências], este número vai decrescendo, e se chegar ao zero o jogador perde, pis ninguém estaria a assistir “Starsky and Hutch”. Para evitar isso, o jogador tem de estimular o interesse dos telespectadores, efetuando, por exemplo, choques e disparando contra veículos suspeitos. No entanto, sempre que o jogador faz “porcaria”, como chocar contra os carros civis, o número de audiências desce mais rapidamente);

4-      Veículo/s suspeito/s e nível de danos dos mesmos (uma imagem tipo desenho animado do veículo suspeito, e uma barra por baixo que conforme se provoca danos no carro suspeito vai ficando azul. Quando a barra ficar totalmente azul, o carro está destruído e explode. Nalguns desafios existe mais do que um carro suspeito);

5-      Powerups ativos (pelo cenário estão vários alvos falsos que o jogador pode apanhar disparando ou atravessando o carro sobre eles. Alguns deles ativam efeitos especiais no carro, que ficam ativos por cerca de 10 segundos, e enquanto estão ativos aparece o seu símbolo aqui);

6-      Arma e número de munições (inicialmente o jogador tem sempre o revólver do Hutch como arma, que tem munições ilimitadas, no entanto pode apanhar mais armas escondidas pela cidade no Modo História. Estas armas são melhores que a arma inicial, podendo disparar mais rápido, provocar mais danos, ou fazer as duas coisas ao mesmo tempo! Entre elas estão uma caçadeira, uma pistola automática, uma semi-automática, e várias outras. Aparece uma imagem tipo desenho animado para o jogador saber que arma está a utilizar. Ao seu lado, está um número e vários carregadores. O número indica o número de balas disponível no carregador em uso, e a quantidade de carregadores no ecrã é logicamente o número de carregadores ainda disponíveis. Quando acabam os carregadores, o jogador perde a arma e volta a utilizar o revólver do Hutch e as suas munições ilimitadas);

7-      Mapa (um pequeno mapa da cidade para o jogador saber onde está. O triângulo vermelho é o carro do jogador e o/s triângulo/s amarelos os carros suspeitos).



O ecrã é similar nos outros dois modos de jogo, pelo que não será necessário explica-los também.



Agora os controlos: nas Definições é fácil saber todos os controlos do jogo, mas posso dizer aqui os mais importantes. Por predefinição, utiliza-se as setas para dirigir os carros, a barra de espaços como travão de mão (com a prática é possível fazer drifts com os carros), Alt Gr serve para disparar, as teclas N e M para uma vista da parte esquerda e direita do carro, respetivamente (quando carregados os dois ao mesmo tempo pode-se ter uma vista frontal do carro), e Z para alternar entre a vista traseira do carro e a vista de para-choques. Caso esteja ativo o modo multiplayer, o segundo jogador joga como Hutch e controla os tiros, movendo a mira com o rato e disparando com o botão esquerdo do rato.



Passemos a outra coisa que tenho referido muito nos últimos artigos e que não expliquei ainda: os alvos falsos. O manual de instruções que acompanha o jogo explica muito bem este assunto, por isso fica aqui a parte referente a eles:


- Power-ups para disparar (encontram-se a pairar no ar, dentro de um anel. São conseguidos disparando contra eles):



 


- Power-ups de condução (encontram-se dentro de um quadrado a pairar no chão, e são conseguidos atravessando o carro por eles):



 


Patches e mods para o jogo: na internet, que eu tenha conhecimento, não existem mods, ou sites especializados neste jogo. Existe um patch oficial, mas que eu nunca fiz o download ou o experimentei. Nalguns websites indica que o patch corrige alguns dos bugs. Podem fazer o download do patch aqui: http://www.gamefront.com/files/3820421. Existem vários outros websites com este patch, basta procurar “Starsky and Hutch patch 1.32” num motor de busca. Não sei se é possível adicionar mods ao jogo, porque simplesmente penso que ninguém os tentou sequer fazer. Eu podia tentar fazê-los, mas não tenho conhecimentos de programação deste jogo.



Algumas curiosidades sobre o jogo:

- Discursos de Starsky e Hutch: uma das coisas mais engraçadas deste jogo são as conversas de ocasião entre Starsky e Hutch, que podem ser ouvidas enquanto se realizam as missões. Ficam aqui alguns exemplos:

Starsky: “Man, I'm hungry! Hum, tunas!”

Hutch: “Starsky, do you ever stop thinking about food?”



Starsky: “Look to that foxy lady!”

Hutch: “Keep your mind on the job, Starsky.”



- Easter eggs: apesar de nenhum carro ter logotipos de marcas de automóveis, pela cidade existem alguns stands de automóveis com marcas de carros indicadas, mas com algumas letras trocadas. O resultado tem a sua piada, e as marcas a que o jogo se refere são facilmente percetíveis. Outro easter egg que eu acho bastante engraçado e ao mesmo tempo intrigante são as lojas abandonadas. Muitas lojas (muitas mesmo) possuem montras partidas ou até mesmo trancadas com tábuas. Um dos meus casos favoritos é de uma loja que tem a porta e a montra trancados com tábuas, indicando portanto que está abandonada, mas tem um reclame de néon acesso na porta. Presumo que existam mais easter eggs mas que nunca reparei ou não tenho conhecimento, se alguém souber de mais algum agradeço que indiquem nos comentários.

Observem a placa por cima do meu carro: conseguem descobrir todas as marcas de automóveis nela retratadas?


Só numa rua, tantas lojas fechadas? o mesmo acontece em muitos sítios da cidade

Observem o néon verde, que diz "DISCO". Não pode ser da loja da "Liquor", que tem o seu próprio réclame pendurado na parede. Mas a loja da esquerda está abandonada... A quem pertence o néon aceso?




- Bugs e glintches: não me confrontei com muitos bugs neste jogo, no entanto quando há uns anos jogava “Starsky and Hutch: the Videogame” no computador da minha mãe sabia de um local na autoestrada em que o piso tinha um desnivelamento que fazia os carros darem um pequeno salto, e de uma maneira de atravessar o cenário no campo de golfe. Quando passei a jogar no meu computador recentemente, já me tinha esquecido do local onde ambos se encontram, mas mais tarde se os encontrar posso explicar-vos. No 2º episódio da 3ª temporada por vezes é possível encontrar um outro bug, em que durante a perseguição o carro desaparece. É raro este bug ocorrer, mas o membro do Youtube 71valentin conseguiu gravá-lo, e fica aqui o vídeo:





Bom, acho que falei de todas as coisas mais importantes do jogo ao longo deste conjunto de artigos. Não falei de tudo, não só porque este não é um blogue especializado neste videojogo, mas também porque iria tornar-se maçador fazer mais artigos e porque a ideia é os jogadores tentarem descobrir mais coisas por si próprios. Aproveitem também para dar uma vista de olhos no meu comentário final sobre esta série de artigos, que irei publicar de seguida.

André

0 comentários:

Enviar um comentário